Artigos

Terça, 15 Setembro 2020 17:41

ILUSÃO

Escrito por
ILUSÃO “Tendo saído Ló, falou com seus genros, que haviam de casar com suas filhas, e disse-lhes: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Mas ele pareceu aos seus genros como quem estava zombando”  (Gn 19.14)   Gênesis, escrito por Moisés é o livro que trata dos começos. Começo da criação por Deus dos mares, das estrelas, do sol e da lua, das florestas e também da parte seca (terra). Gênesis é o livro onde Deus se revela ao homem e onde também está a narrativa da queda do mesmo homem, criado por Deus á…
Segunda, 07 Setembro 2020 11:00

PRUDÊNCIA

Escrito por
PRUDÊNCIA “Sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades de Licaónia, e para a província circunvizinha;” (At 14.6)   O livro de Atos dos Apóstolos foi escrito por Lucas, o mesmo autor do terceiro evangelho, aliás, Atos dos Apóstolos pode ser visto como uma continuação do evangelho de Lucas inclusive ele é dirigido ao mesmo personagem (At.1.1-2; Lc.1.1-3). A narrativa de Lucas mostra com detalhes as dificuldades iniciais do começo do que hoje se conhece como igreja. O livro traz os milagres e também as muitas ações de Paulo, Pedro e Barnabé dentre outros personagens que construíram a história da…
Segunda, 31 Agosto 2020 16:04

PALPITES

Escrito por
PALPITES  “..Este homem não procura o bem estar  do povo, e sim o mal..”(Jr 38.4)   Jeremias foi o autor do livro que leva o seu nome. Dentro da divisão bíblica, o livro de Jeremias faz parte do conjunto de livros denominado profetas maiores, face o grande volume de conteúdo registrado. No meio cristão Jeremias é conhecido como o profeta chorão em decorrência de sua ansiedade em fazer com que o povo de Judá abandonasse a idolatria e o pecado e se voltassem para Deus. Em sua narrativa Jeremias profetiza, adverte e também ensina o povo de Judá a caminhar…
Segunda, 24 Agosto 2020 19:40

SELFIE

Escrito por
SELFIE “Porque, mesmo tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus...”  (Rm 1.21) Paulo foi o autor desta epístola e nela o apóstolo apresentou aos irmãos da igreja em Roma grandes temas das Sagradas Escrituras, como o pecado, a lei, a salvação, a eleição, as obras, a graça, a justificação e a santificação, dentre outros. Conforme os historiadores é bem provável que a igreja em Roma tenha sido estabelecida logo após o pentecostes, quando muitos se converteram ao cristianismo e posteriormente foram para a Itália (At 2.1). Noutro lado, mais tarde, já com uma comunidade cristã em pleno funcionamento…
Segunda, 17 Agosto 2020 19:48

CONFIANÇA

Escrito por
CONFIANÇA “Mas em ti confio, ó SENHOR, e proclamo: Tu és o meu Deus!” (Sl 31.14) Dentre os livros que compõem a Bíblia, têm-se os Salmos com cerca de 150 poemas. Destes, aproximadamente 70 poemas são atribuídos ao rei Davi como autor, enquanto os demais possuem diversos autores, como Asafe, Hemã, Salomão, Moisés, Etã e os filhos de Coré. Os Salmos expressam diversos sentimentos do seu ator, assim, pode-se ver nas leituras emoções de alegrias, tristeza, raiva, vingança, confiança, desespero e também expressões de adoração a Deus. O salmo 31 foi escrito pelo rei Davi e ele traz um pedido…
Segunda, 10 Agosto 2020 15:27

PRESENÇA

Escrito por
PRESENÇA  “O Senhor está neste lugar, e eu não o sabia!” (Gn 28.16).   Escrito por Moisés, o livro de Gênesis trata da criação de todas as coisas. É o livro dos começos, ou seja, ele apresenta tudo o que foi criado por Deus e tudo numa sequencia muito lógica. Assim tem-se a criação das estrelas, dos mares, dos animais, das aves e logicamente a criação do homem. O livro apresenta também o pecado original e o afastamento do homem de seu criador, tem ainda as histórias de personagens muitos conhecidos, como os patriarcas Abraão, Isaque, Jacó e a vida de…
Terça, 04 Agosto 2020 09:47

JUÍZO

Escrito por
JUÍZO “Eis que Yahweh, o SENHOR, é bom! Ele é um refúgio em tempos de angústia e aflição! O SENHOR protege todos quantos nele confiam.” (Na 1.7)   O livro do profeta Naum faz parte do conjunto de profetas denominados profetas menores e menores no sentido de pouco conteúdo profético, quando comparados com os profetas Isaías, Jeremias e Ezequiel que escreveram bem mais. A narrativa do livro de Naum teve como objetivo falar à nação de Israel sobre a destruição de Nínive, então capital da Assíria e inimiga declarada do povo israelita. Naum foi contemporâneo dos profetas Habacuque e Sofonias, isso…
Segunda, 27 Julho 2020 09:50

COMPROMISSO

Escrito por
COMPROMISSO “..em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tg 1.17) A carta de Tiago faz parte do conjunto de cartas gerais ou universais, este grupo é composto pela carta de Tiago, pela carta aos Hebreus, pelas duas cartas de Pedro, pelas três de João e pela epístola de Judas, totalizando oito cartas.  Receberam o nome de gerais ou universais por não terem um destinatário específico ou uma igreja a que foram enviadas, portanto, elas são de alcance universal. Segundo os historiadores, Tiago era irmão de Jesus e é identificado como autor desta carta, escrita no idos de 46 a…
Segunda, 20 Julho 2020 17:54

ESTRELISMO

Escrito por
ESTRELISMO  “Não é este o carpinteiro..?” (Mc 6.3)   Marcos era sobrinho de Barnabé e escreveu seu evangelho com muitas informações recebidas do apóstolo Pedro, de quem se tornou amigo (Cl 4.10). Segundo os historiadores, João Marcos era o seu nome, filho de Maria (At 12.12). Tem-se que além de ser o evangelho mais antigo, muito do que ele registrou também foi registrado pelos evangelistas Lucas e Mateus. Em sua narrativa, Marcos apresenta Jesus como o servo, àquele que veio para servir e seu relato foca nos milagres e nas obras de Cristo. Um detalhe em Marcos é que ele…
Segunda, 13 Julho 2020 10:30

MORTE

Escrito por
MORTE “Enviei-lhes mensageiros a dizer: Eu estou fazendo uma grande obra, de modo que não posso descer...” (Ne 6.3)   O livro de Neemias, escrito na primeira pessoa do singular em muitos trechos, mostra que ele foi escrito pelo autor de mesmo nome. A narrativa retrata a situação em que estavam vivendo os judeus que ficaram na cidade de Jerusalém, após grande parte de seu povo ter sido levada como escravo para a Babilônia. Neemias era de origem judia, filho de Hacalias, e provavelmente tenha nascido em terras estrangeiras. A história diz que ele era copeiro no palácio do rei…
Pagina 1 de 54

PUBLICIDADE