Vera Lúcia
PORQUE AS MULHERES CHORAM?
Um garotinho perguntou à sua mãe:
- Mamãe, por que você está chorando?
E ela respondeu:
- Porque sou mulher...
- Mas... eu não entendo.
A mãe se inclinou para ele, abraçou-se e disse:
- Meu amor, você jamais irá entender!
Mais tarde o menininho perguntou ao pai:
- Papai, porque mamãe às vezes chora sem motivo?
- Todas as mulheres sempre choram sem motivo...
Era tudo o que o pai era capaz de responder...
O garotinho cresceu e se tornou um homem. E, de vez em quando, fazia a si mesmo a pergunta: "por que será que as mulheres choram, sem ter motivo para isso?"
Certo dia esse homem se ajoelhou e perguntou a Deus:
- Senhor, diga-me... por que as mulheres choram com tanta facilidade?
E Deus lhe disse:
- Quando eu criei a mulher, tinha que fazer algo muito especial.
Fiz seus ombros suficientemente fortes, capazes de suportar o peso do mundo inteiro... porém suficientemente suaves para confortá-lo.
Dei a ela uma imensa força interior para que pudesse suportar as dores da maternidade e também o desprezo que muitas vezes provem de seus próprios filhos!
Dei-lhe a fortaleza que lhe permite continuar sempre a cuidar de sua família, sem se queixar, apesar das enfermidades e do cansaço, até mesmo quando outros entregam os pontos!
Dei-lhe sensibilidade para amar seus filhos, em qualquer circunstância, mesmo quando esses filhos a tenham magoado muito...
Essa sensibilidade lhe permite afugentar qualquer tristeza, choro ou sentimento da criança, e compartilhar as ansiedades, dúvidas e medos da adolescência!
Porém, para que possa suportar tudo isso, meu filho... eu lhe dei as lágrimas, e são exclusivamente, para usá-las quando precisar. Ao derramá-las, a mulher verte em cada lágrima um pouquinho de amor. Essas gotas de amor desvanecem no ar e salvam a humanidade!
O homem respondeu com um profundo suspiro...
- Agora eu compreendo o sentimento de minha mãe, de minha irmã, de minha esposa.
Autor: Desconhecido
O OUTUBRO ROSA
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.
Fonte: http://www1.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2014/outubro-rosa.asp
COMO EVANGELIZAR NA FACULDADE
1) Entenda as estratégias e prepare-se para a missão. "Sua faculdade é seu campo missionário". Muita gente já ouviu esta frase, mas nem todos a levam à sério. Quando iniciei este primeiro semestre de 2015, pedi para o Senhor que mudasse a minha mente e que, pela primeira vez, eu não me sentisse apenas como uma aluna dentro da minha sala de aula, mas agora, como uma verdadeira missionária. Desde então Ele me direcionou a jejuar uma vez por semana pelos meus colegas, professores, pela faculdade em si e eu tenho feito. Posso afirmar que todas as terças-feiras (o dia do jejum) eu presencio algum milagre lá dentro, fora os outros dias. Tenho agradecido muito a Deus, pois Ele me deu uma estratégia para lidar com o ambiente espiritual da minha universidade e eu já tenho visto a diferença. Esteja, você também, sensível à voz do Pai e se submeta ao preparo que Ele te pedirá para ter, seja em oração, jejum, certamente você verá os céus se abrirem!
2) Mantenha-se no Espirito. Por passar muito tempo na faculdade, confesso que nos primeiros semestres eu acabava esfriando um pouco a minha vida espiritual durante a semana. Era sempre assim: domingo cheia de Deus, segunda ok, terça mais ou menos, quarta já estava rindo das piadas bobas, quinta admirando meu colega gatinho, sexta uma pedra de gelo espiritual. Este semestre em especial eu decidi que tudo seria diferente, inclusive a minha edificação. Além do jejum (que ajuda muito a me manter no Espirito) eu criei o hábito de orar todos os dias no banheiro da faculdade, antes ou durante a aula. Isso tem me ajudado a não perder mais o foco do porquê estou lá que é para estudar e fazer a diferença. Minha saúde espiritual vem em primeiro lugar e não posso negociá-la por conta de distrações bobas que eu vinha me permitindo ter.
3) Evangelismo em pequenas prestações. Os cursos de graduação demoram cerca de 4 anos, ou mais, para serem concluídos. Nem sempre teremos os mesmos colegas em todas as cadeiras, mas certamente haverão aqueles amigos que você conhece desde o primeiro semestre, certo? Bom, no meu caso é assim! Hehe O que poucas pessoas entendem é que o evangelismo do trabalho ou do ambiente universitário não se faz em apenas um dia. Na verdade é um processo contínuo e que exige muito mais do que palavras, mas sim postura! As pessoas não querem apenas ouvir de Jesus, elas querem ver Jesus em nossas vidas e aí está o grande desafio. Será que você consegue pregar através da sua conduta diária e, se necessário, usar palavras?
4) Saia do casulo. Outro ponto que decidi mudar durante este semestre foi a minha simpatia. Confesso que sou naturalmente introvertida (não tímida, são coisas diferentes) então eu realmente sinto a necessidade de ficar na minha, ainda mais quando estou em um lugar cheio de pessoas que não conheço intimamente. Entretanto, reconheço que me esconder numa bolha é cômodo para mim e isto não me torna uma pessoa que realmente faz a diferença na vida dos outros, pelo contrário, isso faz com que eu não faça a mínima diferença na vida dos meus colegas. Desde então, eu venho me esforçando para estabelecer novas relações e principalmente permitir que as pessoas me conheçam melhor. Não é uma tarefa simples, mas se eu quero ser sal e luz não posso simplesmente me esconder, ao contrário, preciso "aparecer", se é que me entendem! Nessas horas, um mínimo sorriso, ou um oi simpático já faz toda a diferença.
5) Se destaque pelas suas qualidades. Conheço uma menina que se converteu após conhecer sua colega cristã da faculdade. De acordo com ela, o que mais a fazia admirar a colega era o fato dela ser tão divertida, querida, bonita sem necessitar de um gole de álcool, de festas ou da aprovação dos caras da faculdade. Quando a colega a convidou para ir na sua igreja, a menina não pensou duas vezes antes de aceitar, "óbvio que eu vou, pois quero ser como você", ela pensou. Este testemunho me fascina pois ele mostra muito bem aquilo que nós devemos ser para as pessoas no mundo: verdadeiros referenciais e não só por sermos cristãos. É bacana você se destacar na sua faculdade, grupo de amigos, também pelas suas qualidades, dons e talentos. Esta é uma forma muito eficaz de evangelizar e ela pode acontecer através das suas notas boas ou porque você é naturalmente divertido, você pode possuir um senso de estilo que chama a atenção ou seus trabalhos de aula podem ser muito bem feitos, enfim, pense em como você pode se destacar entre a galera através dos seus pontos fortes e Deus usará isto como uma ferramenta poderosa para o Reino Dele.
Amém? Bom, desejo que vocês sejam grandes referenciais nas suas faculdades, escola, trabalho! Peçam para o Senhor lhes ensinar a como agir e Ele dará sabedoria e estratégia!
Fonte: http://www.passarelaestreita.com
TPM – ONDE, QUANDO, POR QUÊ?
É, o assunto hoje é a TPM, a super conhecida tensão pré menstrual.. O fato é que nós, cristãos, temos que tratar de todos os assuntos, afinal, Deus tem opiniões e soluções para esses assuntos, as mulheres tem que saber lidar com a TPM para que seus “sintomas” não prejudiquem suas vidas pessoais, e até mesmo sua fé.
Eu estava conversado com uma amiga sobre isso, e então percebi que nós precisamos falar sobre isso, tratar disso. A TPM é um período no qual a mulher sofre mudanças hormonais que causam alguns sintomas físicos, psicológicos, dermatologicos… enfim, sintomas como irritabilidade, vontade de chorar (por nada ou por qualquer coisa, né?), dificuldade de concentração, aumento ou perda do apetite (geralmente, aumento rs), insônia, dores, acne, entre outros.
Não é fácil sofrer todas essas mudanças derepente e não é fácil ter que lidar com isso todo mês, afinal esse é só um dos nossos desafios mensais. Mas Deus está pronto para te dar paciência e sabedoria para lidar com isso, afinal…
É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça.
Provérbios 21 :19
Seja lá qual for o grau de intensidade da sua TPM, lembre-se que você tem o poder do autocontrole e não permita que ela seja uma brecha para o diabo te tentar a “quebrar o pau” com tudo e todos. Deus te conhece por inteira; corpo, alma e espírito. Ele te ama e quer cuidar de você! Se você reconhece que tem perdido o controle quando está com TPM e tem trazido e causado problemas para você mesma, busque a ajuda de Deus agora e mude isso.
Se for preciso, procure um médico, o fato de você se preocupar com o templo do Espírito Santo (seu corpo) agrada a Deus. Ele capacitou os médicos para nos ajudar quando preciso. E quando sentir que está com TPM, procure fazer atividades físicas, caminhadas, se alimente de forma saudável, tudo isso pode aliviar os sintomas e ajudar você a dominar a TPM (e não deixar que ela te domine).
Fiquem com Deus
Fonte: Vida Jovem Cristã.
A INGESTÃO DE BEBIDAS COM ALTO TEOR DE ÁCIDOS E ELEMENTOS ARTIFICAIS PODE DESGASTAR OS DENTES.
Manter a saúde bucal das crianças em dia é muito mais que fazer a higiene bucal. Significa fazer com que os pequenos tenham uma alimentação saudável - o que não costuma ser uma tarefa fácil. Quando deixam de ser bebês , aumenta a variedade dos alimentos consumidos - e é na hora do lanche que muitas vezes aparecem as guloseimas e comidas calóricas. A professora da faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais Sheyla Auad explica que os alimentos que têm efeito direto sobre os dentes são aqueles não saudáveis, ricos em açúcares e ácidos. “É muito importante que as pessoas entendam que a saúde bucal não é isolada da saúde geral. Desta forma, a alimentação saudável também traz benefícios para a saúde bucal”, afirma Sheyla. A primeira dica de lanche é um suco de fruta, em vez de sucos industrializados ou refrigerante . Assim, além consumir vitaminas e minerais, seu filho estará ingerindo menos açúcar e diminuindo as chances de desenvolver uma cárie.
Substituir alimentos industrializados e com alto teor de açúcar ajudam a evitar cárie.
Fonte: http://www.msn.com/pt-br
10 Maneiras de dizer “Eu te amo” (sem falar uma palavra)
Deixe Bilhetes (em lugares diferentes)
Talvez a vida tenha se tornado tão corrida que seus horários não coincidem com o da pessoa amada. Que tal deixar bilhetes em um local inesperado?
Deixe um bilhete para seu filho (a) dentro da merendeira – é um bom começo. Que tal um bilhete carinhoso na geladeira, espelho do banheiro, no travesseiro, na tela do computador…?
Abrace
Contato físico pode significar muito, um abraço pode ser exatamente o que sua pessoa amada precisa para abrir um belo sorriso. Seja sentado no sofá assistindo TV, um abraço de boa noite nas crianças… Não economize! Receber um abraço carinhoso de outra pessoa é uma bela maneira de se sentir amado.
Escreva um Poema
Uma bela maneira de dizer “Eu te amo” é escrevendo um poema. Você não precisa ser um Shakespeare – apenas pense em algo sincero, original e que reflita seu amor por essa pessoa… e passe isso para o papel. Tente não partir pro lado dos “seus belos olhos…” ou “seu perfume é como uma flor…”. Escreva com seu coração, sem medo de ser feliz. Não precisa ser um poema com belos dizeres, pode escrever sobre o que você achar importante para você, como por exemplo, a forma como você adora quando essa pessoa dá boas risadas de algo engraçado, ou o cheirinho que fica no travesseiro após a noite. Use sua imaginação!
Dê um Presente Inesperado
Tenho certeza que você presenteia a pessoa amada nos aniversários, Natal, e outras ocasiões como Dia dos Namorados, etc. Mas que tal presentear essa pessoa por simplesmente ela existir e ser tão especial para você? Esse gesto pode gerar um momento de completa alegria para ambos, e o presente não precisa ser algo de valor material. Algumas dicas de presentes: chocolate, flores, um livro, tenho certeza que você saberá como agradar sua pessoa amada, basta pensar um pouquinho e uma ideia irá brotar em sua cabeça. Com muita criatividade e um pouco de dinheiro você encontrará uma maneira perfeita de dizer “Eu te amo” e surpreender essa pessoa.
Faça (sem a pessoa pedir)
Escolha alguma coisa para ajudar sua pessoa amada e faça sem que ela tenha que pedir você para fazer. Se sua esposa é quem arruma a cama todas às manhãs, arrume para ela sempre que lembrar, se você geralmente tem de ser praticamente “rebocado” para ajudar com as louças na cozinha, surpreenda… vá e lave tudo com carinho. Encontrar maneiras de melhorar o dia da pessoa amada deixa transparecer o quanto ela é importante pra você.
Dêem as Mãos
Assim como abraçar, dar as mãos é algo que podemos deixar meio de lado depois de algum tempo de convivência. Experimente dar as mãos a sua pessoa amada enquanto estiverem andando nas ruas, ou enquanto esperam uma refeição no restaurante. Manter contato físico é importante para se sentirem perto um do outro emocionalmente. É especialmente importante se for preciso conversar sobre um assunto difícil ou importante. Dar as mãos pode também ser um gesto de suporte se sua pessoa amada se sinta pra baixo ou magoada.
Faça uma Refeição Especial
Se na Sexta-feira vocês geralmente saem para comer fora, que tal mudar uma vez ou outra e cozinhar? Elabore em um prato especial para sua pessoa amada (não precisa ser uma ocasião especial pra isso). Lembre-se do cardápio predileto dela, dedique-se a preparar a mesa de forma com que ela fique realmente surpresa com sua atitude, e novamente você está dizendo “Eu te amo” sem falar uma palavra. Esse mesmo exemplo vale para quem come em casa todas as Sextas, que tal variar um pouco e surpreender levando a pessoa amada em um lugar que ela goste?
Se vista Bem
Tenho certeza que nos primeiros momentos do relacionamento você se preocupava com o visual, tentando sempre estar com boa aparência. Claro que é maravilhoso chegar a um nível de intimidade onde você pode ficar de pijamas, ou vestir aquela camisa grande e com a gola velha e desbotada… ...mas se vestir bem em algumas ocasiões pode trazer uma pitada de novidade e um ar diferente no relacionamento. Em uma de suas escapadas, vá a um restaurante diferente, talvez até mais requintado… algo que não venha a te prejudicar financeiramente, ou apenas vista-se bem para um jantar a dois em casa. Você vai ver como isso pode fazer a diferença.
Massagem nos Pés/Ombros/Costas
Nossa vida é corrida e pode ser estressante, após um dia de trabalho quem não gostaria de receber uma bela massagem? Uma massagem nos pós, ombros, costas é uma outra ótima maneira de dizer “Eu te amo” e me preocupo com seu bem estar e conforto. E como já foi dito, é outro contato físico, o que também é importante.
Escute
É fácil falar ao mesmo tempo ou simplesmente não prestar atenção no que sua pessoa amada está falando, você pode estar mais atento ao noticiário, lendo um jornal, respondendo um email, etc. Aprenda a ouvir sua pessoa amada – quando ela deseja falar, pare o que você está fazendo, direcione sua atenção ao que ela tem a lhe dizer.
Aprenda a escutar até mesmo o que ela não diz: suas preocupações, problemas e até mesmo pequenas dicas de coisas que ela gosta. Olhe para a pessoa e deixe-a saber que você realmente está ali e naquele momento você está dedicado ao que ela tem a dizer. Faça o teste e dependendo da situação você vai se assustar com a reação da pessoa ao perceber que ela realmente está sendo escutada.Deixe Bilhetes (em lugares diferentes)
Talvez a vida tenha se tornado tão corrida que seus horários não coincidem com o da pessoa amada. Que tal deixar bilhetes em um local inesperado?
Deixe um bilhete para seu filho (a) dentro da merendeira – é um bom começo. Que tal um bilhete carinhoso na geladeira, espelho do banheiro, no travesseiro, na tela do computador…?
Abrace
Contato físico pode significar muito, um abraço pode ser exatamente o que sua pessoa amada precisa para abrir um belo sorriso. Seja sentado no sofá assistindo TV, um abraço de boa noite nas crianças… Não economize! Receber um abraço carinhoso de outra pessoa é uma bela maneira de se sentir amado.
Escreva um Poema
Uma bela maneira de dizer “Eu te amo” é escrevendo um poema. Você não precisa ser um Shakespeare – apenas pense em algo sincero, original e que reflita seu amor por essa pessoa… e passe isso para o papel. Tente não partir pro lado dos “seus belos olhos…” ou “seu perfume é como uma flor…”. Escreva com seu coração, sem medo de ser feliz. Não precisa ser um poema com belos dizeres, pode escrever sobre o que você achar importante para você, como por exemplo, a forma como você adora quando essa pessoa dá boas risadas de algo engraçado, ou o cheirinho que fica no travesseiro após a noite. Use sua imaginação!
Dê um Presente Inesperado
Tenho certeza que você presenteia a pessoa amada nos aniversários, Natal, e outras ocasiões como Dia dos Namorados, etc. Mas que tal presentear essa pessoa por simplesmente ela existir e ser tão especial para você? Esse gesto pode gerar um momento de completa alegria para ambos, e o presente não precisa ser algo de valor material. Algumas dicas de presentes: chocolate, flores, um livro, tenho certeza que você saberá como agradar sua pessoa amada, basta pensar um pouquinho e uma ideia irá brotar em sua cabeça. Com muita criatividade e um pouco de dinheiro você encontrará uma maneira perfeita de dizer “Eu te amo” e surpreender essa pessoa.
Faça (sem a pessoa pedir)
Escolha alguma coisa para ajudar sua pessoa amada e faça sem que ela tenha que pedir você para fazer. Se sua esposa é quem arruma a cama todas às manhãs, arrume para ela sempre que lembrar, se você geralmente tem de ser praticamente “rebocado” para ajudar com as louças na cozinha, surpreenda… vá e lave tudo com carinho. Encontrar maneiras de melhorar o dia da pessoa amada deixa transparecer o quanto ela é importante pra você.
Dêem as Mãos
Assim como abraçar, dar as mãos é algo que podemos deixar meio de lado depois de algum tempo de convivência. Experimente dar as mãos a sua pessoa amada enquanto estiverem andando nas ruas, ou enquanto esperam uma refeição no restaurante. Manter contato físico é importante para se sentirem perto um do outro emocionalmente. É especialmente importante se for preciso conversar sobre um assunto difícil ou importante. Dar as mãos pode também ser um gesto de suporte se sua pessoa amada se sinta pra baixo ou magoada.
Faça uma Refeição Especial
Se na Sexta-feira vocês geralmente saem para comer fora, que tal mudar uma vez ou outra e cozinhar? Elabore em um prato especial para sua pessoa amada (não precisa ser uma ocasião especial pra isso). Lembre-se do cardápio predileto dela, dedique-se a preparar a mesa de forma com que ela fique realmente surpresa com sua atitude, e novamente você está dizendo “Eu te amo” sem falar uma palavra. Esse mesmo exemplo vale para quem come em casa todas as Sextas, que tal variar um pouco e surpreender levando a pessoa amada em um lugar que ela goste?
Se vista Bem
Tenho certeza que nos primeiros momentos do relacionamento você se preocupava com o visual, tentando sempre estar com boa aparência. Claro que é maravilhoso chegar a um nível de intimidade onde você pode ficar de pijamas, ou vestir aquela camisa grande e com a gola velha e desbotada… ...mas se vestir bem em algumas ocasiões pode trazer uma pitada de novidade e um ar diferente no relacionamento. Em uma de suas escapadas, vá a um restaurante diferente, talvez até mais requintado… algo que não venha a te prejudicar financeiramente, ou apenas vista-se bem para um jantar a dois em casa. Você vai ver como isso pode fazer a diferença.
Massagem nos Pés/Ombros/Costas
Nossa vida é corrida e pode ser estressante, após um dia de trabalho quem não gostaria de receber uma bela massagem? Uma massagem nos pós, ombros, costas é uma outra ótima maneira de dizer “Eu te amo” e me preocupo com seu bem estar e conforto. E como já foi dito, é outro contato físico, o que também é importante.
Escute
É fácil falar ao mesmo tempo ou simplesmente não prestar atenção no que sua pessoa amada está falando, você pode estar mais atento ao noticiário, lendo um jornal, respondendo um email, etc. Aprenda a ouvir sua pessoa amada – quando ela deseja falar, pare o que você está fazendo, direcione sua atenção ao que ela tem a lhe dizer.
Aprenda a escutar até mesmo o que ela não diz: suas preocupações, problemas e até mesmo pequenas dicas de coisas que ela gosta. Olhe para a pessoa e deixe-a saber que você realmente está ali e naquele momento você está dedicado ao que ela tem a dizer. Faça o teste e dependendo da situação você vai se assustar com a reação da pessoa ao perceber que ela realmente está sendo escutada.
Fonte: http://www.boutiquedamulhercrista.com/
NO INVERNO VESTIDO COM MEIA CALÇA LOOK PERFEITO E NA MODA
Toda mulher deve saber que uma meia calça valoriza muito bem as pernas femininas, e agora no frio elas são usadas ainda mais, para espantar o frio e trazer beleza para o look, porém uma pergunta surge no ar você sabe usar vestidos com meia calça? Se ainda você não tem certeza da resposta nós vamos lhe dar preciosas dicas de como compor o seu visual de forma correta e na moda, seguindo algumas tendências da moda podemos ver quais são os tipos de meia calça que estão em alta e que podem ser usadas com vestido, são tantas novidades que você não pode deixar de conferir.
Dicas importantes que você precisa saber antes de compor o seu look, se você tem pernas grossas evite as meias calça de rendas, com tatuagem, com desenhos ou mescladas, isso por que você já tem pernas grossas que são no mínimo chamativas, então para que não fique desproporcional e chame mais atenção ainda use meia calça de preferência opaca de preferência de cores escuras, evite as cores claras, e se você está morrendo de vontade de usar uma meia calça diferente escolha as meias com risca de giz, pois elas alongam as pernas e elas não parecerão muito chamativa.
Se você mulher tem as pernas finas fique atenta nas dicas, com pernas finas o seu principal objetivo é dar volume e harmonizar com o restante do corpo, portanto as meias calças de todos os tipos estão liberadas, use e abuse das cores, formas, desenhos, rendas e texturas, valorizem suas pernas com beleza e elegância, apenas uma ressalva não use as meias risca de giz, por que além de afinarem ainda mais as suas pernas elas não combinam com seu bio-tipo.
Fonte: http://www.boutiquedamulhercrista.com/
CALDO VERDE
Tempo de preparo 40min
Rendimento 10 porções
Ingredientes
1 kg de batata
1/2 kg de calabresa defumada
250 g de bacon
3 colheres de sopa de óleo
2 cubos de caldo de bacon
1 cebola pequena
4 dentes de alho
1 molho de coentro
1 porção de couve (cortado bem fininho)
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
Sal a gosto
Modo de Preparo
Descasque as batatas e leve para cozinhar
Corte em cubinhos a calabresa e o bacon
Pique todos os temperos (separadamente)
Frite a calabresa (reserve)
Frite o bacon (reserve)
Quando as batatas estiverem cozidas, bata com água no liquidificador até formar um caldo grosso (reserve)
Aqueça o óleo, frite a cebola, acrescente o alho, logo após os cubinhos de bacon e a pimenta cominho
Despeje o caldo batido (batata) na panela do recheio e acrescente a calabresa e o bacon (fritos)
Mexa o caldo para não grudar na panela
Quando ferver acrescente o sal (a gosto), o coentro e o couve
Sirva com vinagrete, torradas e patê
Fonte:www.blogdamulher.com.br/
CASAMENTO: UMA QUESTÃO DE ESCOLHA
É fato que nossa vida é uma sucessão de escolhas. Ouvimos muitas vezes a expressão “tudo na vida é uma questão de escolha”. E isso é verdade. Escolhemos fazer ou não, amar ou não, perdoar ou não, fazer o bem ou o mal, estudar ou não, trabalhar ou não, aproveitar as oportunidades ou não e tantos outros “isso ou aquilo”.
Como isso se aplica a tudo em nossa vida, no casamento não é diferente. A vida a dois é construída com escolhas de dar a Deus a primazia, respeitar, amar, perdoar, adaptar, abdicar, aprender, construir juntos e muitas outras que fazemos ao longo da nossa caminhada como marido e mulher, como “uma só carne” planejada por Deus. Em todas as nossas atitudes há escolhas. Não há como fugir disso. De acordo com o que optamos por fazer, estaremos construindo ou destruindo nosso lar, nosso cônjuge e nossos filhos.
Como as escolhas que fazemos definem nossa vida, não devemos fazê-las impensadamente, de modo precipitado e inconseqüente. As decisões tomadas no “calor das emoções” ou sem qualquer ponderação certamente darão em caminhos de morte (Provérbios 14.12). Por isso, o melhor a fazer é decidir à luz de Deus, porque somente ele tem a resposta certa para todas as nossas questões (Provérbios 16.1).
O casamento é um presente de Deus ao homem, e, aqui, falo da raça humana. E, tendo sido instituído por Deus, ele mesmo deixou as instruções para que o matrimônio seja uma relação perfeita de amor, respeito e cumplicidade.
Se os membros de uma família praticarem três claras orientações que Paulo escreve na carta aos efésios, com certeza, esse lar vai glorificar a Deus. Elas são claras, objetivas, simples, mas profundas:
• As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor (Efésios 5.22).
• Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela (Efésios 5.25).
• Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo (Efésios 6.1).
A Palavra de Deus exorta a nós, mulheres, a sermos sábias, porque “a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola (ou insensata) a destrói com as próprias mãos” (Provérbios 14.1). A sabedoria não é simplesmente a capacidade de ponderar as situações e agir convenientemente, mas muito mais, agir conforme os padrões de Deus. É lendo a Palavra e tendo intimidade com Deus que saberemos conduzir nosso lar de modo que nossa família seja feliz e próspera. É com a sabedoria que vem de Deus que seremos capazes de ser a ajudadora idônea que Deus nos destinou a ser.
É sendo sábias que faremos escolhas certas. E aos maridos, amar a esposa como Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela. Como Cristo amou a Igreja? Com respeito, carinho, perdão, dando a direção, levando-a a Deus, suprindo suas necessidades... Que grande responsabilidade! O marido precisa da intimidade com o Senhor para que a intimidade do seu casamento seja feliz, para que seu lar seja próspero e duradouro.
Quero colocar aqui, alguns exemplos de escolhas rotineiras e simples da convivência a dois, mas que fazem grande diferença no casamento. São essas escolhas que dia a dia vão decidindo os rumos do casamento. São detalhes, muitas vezes considerados insignificantes, que adubarão ou envenenarão as raízes do casamento, da relação marido e mulher.
Durante um desentendimento, o casal poderá escolher deixar ou não o sol se pôr sobre sua ira (Efésios 4.26). O domínio próprio e a mansidão vão prevalecer ou gritos e insultos serão a tônica da discussão. Vão dormir brigados e até em quartos separados ou vão conversar e encontrar a harmonia.
Vocês poderão dizer bobagens do tipo “não está satisfeito(a) procura outro(a)”, ou perceberem os laços do diabo e, caindo em si, declarar ele(ela) é o amor de sua vida e acertas as coisas com perdão e muito carinho.
Vocês poderão “brigar” para ver quem é que realmente manda em casa ou obedecer ao princípio de amor, submissão e obediência para a família que o apóstolo Paulo registrou em sua carta aos efésios.
A esposa pode entre afobação e moderação. Ela mal espera o marido colocar os pés em casa e já começa a “rezar a ladainha” de contas a pagar, de itens que faltam em casa e tantas outras coisas que ele realmente não gostaria de falar antes de um bom banho. Ou então respeita esse momento e ambos saem ganhando. Hoje, com ambos os cônjuges trabalhando fora, ambos precisam desse entendimento, pois muitas vezes eles chegam juntos do trabalho, ou o marido chega primeiro.
Os cônjuges podem escolher a constante acusação recíproca ou se ajudarem mutuamente com palavras de incentivo, de amor, de repreensão, de exortação e de crítica construtiva.
Marido e mulher podem escolher o desrespeito e a indiferença que adoecerão a ambos e ao lar ou, o respeito mútuo, que envolve saber onde um e outro se encontram, os horários de cada um para que não se preocupem desnecessariamente, respeitar os amigos um do outro, a abdicação individual de algumas coisas em benefício do casal, o cuidado de saber se alegrar e sofrer com as vitórias e os fracassos um do outro, cumprir os compromissos de fidelidade assumidos no altar, respeitar a individualidade do cônjuge, amar as famílias de origem sem deixar que elas interfiram na vida íntima do casal e tantas outras situações que envolvem o cotidiano de uma vida a dois.
O casal pode escolher entre viver um caos diário com mau humor e agressões ou, proporcionar um ambiente alegre, de paz e palavras boas. Eles poderão optar pelo amor ciumento e destruidor ou, pelo amor companheiro, confiante e frutificador, em que há confiança, respeito e admiração.
Ambos poderão escolher entre a maldição da murmuração e da implicância e a bênção de profetizar as promessas de Deus para o lar. Entre sempre supervalorizar a grama do vizinho ou valorizar o que Deus lhes tem dado e prosseguirem, juntos, em busca de mais vitórias.
Vocês poderão escolher entre inventar desculpas para se negarem um ou outro, ou, darem-se mutuamente com carinho e em total entrega; fazer dos momentos íntimos a mais difícil tarefa do dia ou transformá-los em alegres celebrações.
Vocês podem escolher considerar os de fora sempre melhores e deixar que outros valorizem o seu cônjuge, deixando a porta aberta para o inimigo da carência, ou valorizarem-se reciprocamente com palavras ternas e elogios.
Vocês poderão escolher entre uma eterna briga de “quero assistir ao jogo do meu time” e “vou primeiro ver meu filme” sem qualquer resultado positivo ou cada um ceder um pouco e assistir ao jogo com ele, ou ao filme romântico com ela, juntinhos e aconchegantes, e desfrutar de momentos agradáveis que solidificarão o casamento.
O casal pode escolher entre intermináveis brigas de “você é gastadeira” e “você é um sovina”, que afetarão a ambos e desestruturarão o relacionamento ou planejarão juntos a economia do lar, economizando ponderadamente para usufruírem as bênçãos advindas da unidade e da sabedoria.
Enfim, essas são apenas algumas das inúmeras escolhas que o casal fará ao longo do casamento, de uma vida inteira juntos. E em todas elas, há conseqüências.
Escolhas certas ajudam a manter a chama do amor acessa. Sabemos que conviver entre quatro paredes é uma arte, é um aprendizado diário. Por isso, as escolhas que fazemos são tão importantes. Muitos se casam e se esquecem de que o casamento é feito de detalhes. Outros tantos, sem perceberem, estão se desgastando e desgastando o casamento porque não se deram conta das escolhas erradas que estão fazendo. O tempo foi passando, e está passando rapidamente, e as oportunidades de ser feliz se esvaindo pelo ralo. Escolham, hoje mesmo, pensar melhor a respeito de cada situação que os envolve. Consultem sempre aquele que lhes dá a oportunidade de acertar, mesmo depois do erro, e serem felizes – Deus.
Dizem que não existe um casamento perfeito, mas eu digo que sim; este casamento perfeito é aquele em que tem Jesus como o centro de tudo. Escolham a bênção ao invés da maldição, a vida ao invés da morte. Maridos e esposas, escolham Jesus e a felicidade será o cotidiano da vida de vocês, individualmente, como casal, como pais, como família como um lar que glorifica a Deus.
Então, boas escolhas, feliz casamento!
Ana Paula Costa
Da Redação Lagoinha.com
ANSIEDADE
88% DAS MULHERES SOFREM DE ANSIEDADE. VEJA COMO TRATAR!
Mulheres costumam ser mais ansiosas do que os homens. É o que afirma um estudo realizado pela ISMA-BR (organização voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e tratamento de estresse no mundo). O levantamento foi apresentado em 2014, em Londres, na European Academy of Occupational Health Psychology (EAOHP). Segundo a pesquisa, os sintomas mais comuns - de pessoas com alto nível de estresse - são dores de cabeça e musculares, além de distúrbios no sono e problemas gastrointestinais. E, em relação às emoções, a ansiedade é a sensação campeã: mulheres sofrem mais (88%) com esse problema se comparadas aos homens (81%).
Ao todo foram entrevistados profissionais de setores como educação, finanças, serviços e saúde; com idade entre 23 a 58 anos, sendo 1.086 homens e 814 mulheres. O estudo analisou profissionais de São Paulo e Porto Alegre. O motivo para essa ansiedade, de acordo com a pesquisa, é a quantidade de tarefas assumidas pela mulher de hoje: ela se preocupa com o lado profissional, os serviços de casa e família. Com isso, acaba dando uma importância menor para a sua própria vida.
Ansiedade é normal?
Os especialistas orientam que a ansiedade é uma reação absolutamente normal, especialmente quando estamos diante de uma situação que exprime medo, dúvida ou expectativa. Além disso, é importante saber diferenciar. Estar ansioso na iminência de uma entrevista de emprego, de fazer uma prova importante ou mesmo de conhecer afetivamente alguém, por exemplo, é absolutamente natural.
O problema é quando esse sentimento vira um transtorno, fazendo a pessoa sofrer muito. O resultado disso terá impacto direto na vida familiar, profissional e social, causando danos até mesmo para a saúde. A Associação dos Portadores de Transtornos de Ansiedade (Aporta) explica que esse tipo de ansiedade exagerada pode ser caracterizada como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que é a preocupação excessiva e persistente, com intensidade, duração ou frequência desproporcional ao fato que provocou essa ansiedade. "O transtorno da ansiedade generalizada costuma acometer mais mulheres, dura no mínimo seis meses e vem acompanhada de sintomas como inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, palpitações, falta de ar, taquicardia, sudorese, dor de cabeça, alterações nos hábitos intestinais, náuseas, aperto no peito, dores musculares, entre outros", explica Renata Bataglin, psiquiatra do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, em São Paulo.
Fonte: Saúde e Bem estar